Bruxismo, Dtm e Dor
Essa é a sua página de serviços. É uma ótima oportunidade para falar sobre os serviços que você oferece. Clique 2 vezes na caixa de texto para começar a editar o seu conteúdo e adicionar todos os dados que deseja compartilhar com os visitantes.
Bruxismo
Estresse e ansiedade. Combinação perigosa que pode desencadear muitos problemas de saúde e um deles é considerado um dos males do século: o Bruxismo.
Sabe aquele nervoso que você passou e apertou com muita força a sua mandíbula e depois sentiu uma dor intensa? Alguém já reclamou contigo que range os dentes enquanto dorme? Então, você se encaixa perfeitamente no diagnóstico de Bruxismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Bruxismo afeta aproximadamente 40% da população mundial.
Como tratamento, indicamos a utilização de medicamentos para relaxamento da musculatura responsavel pelo apertamento dental, uma placa feita sob medida, pois será ela que auxiliará a evitar danos causados pelo apertamento ou movimentação desordenada das arcadas dentarias e consultas de acompanhamento aliadas a reprogramação cerebral.
DTM - Disfunção da Articulação Têmporo Mandibular
A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio.
As ATMs estão entre as mais complexas articulações do corpo. Localizadas uma em cada lado da cabeça, essas articulações trabalham em grupo e podem fazer muitos movimentos diferentes, incluindo uma combinação da ação de rotação e translação (deslizamento), usados na mastigação e fala.
Cada ATM possui um disco entre o côndilo da mandíbula e a fossa articular. O disco amortece a carga enquanto possibilita à mandíbula abrir amplamente e realizar movimentos. Qualquer problema que impeça esse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos de trabalhar em conjunto de maneira adequada pode resultar em um distúrbio doloroso da ATM.
Alguns problemas de ATM resultam de artrite, deslocamento e lesões. Essas condições podem causar dor e disfunção. Os músculos que movimentam as articulações também estão sujeitos a lesões e doenças.
Outros fatores importantes são os que se relacionam à maneira como os dentes se encaixam (oclusão dentária) podendo causar vários tipos de distúrbios da ATM. Acredita-se que o estresse seja também um fator. Os distúrbios de ATM afetam principalmente mulheres em idade reprodutiva.
A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.
Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:
-
Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas
-
Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos
-
Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca
-
A mandíbula “fica presa”, travada ou deslocada
-
Sensibilidade nos músculos da mandíbula
-
Inchaço no rosto
Enquanto não existe uma cura única para ATM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir dramaticamente os sintomas.
Dor OroFacial
Mais de 15% dos adultos sofrem de dor OroFacial crônica.
A dor orofacial é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula. Seja qual for a localização, a explicação para esse desconforto pode ser algo simples, como uma cárie, um dente inflamado, uma DTM ou a causa pode ser mais difícil de identificar, como uma SDM - síndrome da dor miofascia.
Tratamentos caseiros, medicamentos e intervenções odontológicas ou cirúrgicas podem ser necessárias, dependendo da causa da dor.
A SDM é a doença mais comum que afeta a região temporomandibular. É mais frequente em mulheres e tem distribuição de idade bimodal, no início da terceira década de vida e por volta da menopausa.
No músculo afetado, tanto a dor como os pontos de gatilho (que causam dor referida) podem resultar de comportamentos parafuncionais como bruxismo (apertar e ranger dos dentes), que é visto como duas entidades distintas: bruxismo durante o sono ou desperto, cada um com etiologias diferentes.
A síndrome da dor miofascial não está limitada aos músculos da mastigação. Pode acontecer em qualquer local do corpo, porém mais comumente envolve os músculos do pescoço, ombros e costas.
Os sintomas incluem dor e sensibilidade dos músculos mastigatórios e, com frequência, há dor e limitação dos movimentos excursivos mandibulares. Bruxismo noturno e respiração irregular durante o sono (como apneia obstrutiva do sono e síndrome de resistência das vias respiratórias superiores) estão associados à cefaleia que é mais grave ao despertar e diminui gradualmente ao longo do dia.
Sintomas diurnos, incluindo fadiga dos músculos da mandíbula, dor mandibular e cefaleias, geralmente pioram se o comportamento parafuncional continuar ao longo do dia.
A mandíbula desvia ao abrir a boca, mas, geralmente, não tão repentinamente ou sempre no mesmo ponto da abertura, como ocorre na desestabilização interna da articulação temporomandibular.
Como tratamento, indicamos a utilização de medicação para relaxamento da musculatura responsavel pelo apertamento dental, uma placa feita sob medida, pois será ela que auxiliará a evitar danos causados pelo apertamento ou movimentação desordenada das arcadas dentarias e consultas de acompanhamento aliadas a reprogramação cerebral.